SEU GATO CAÇA LAGARTIXAS? ESSE HÁBITO É PERIGOSO!

Sem categoria

O instinto de caça dos felinos domésticos é normal, porém quando seu gatinho caça lagartixas isso NÃO é inofensivo, as lagartixas são hospedeiras de um parasita chamado de Platynosomum, ao ingerir o mesmo seu gato vai adquirir Platinossomose, podendo até levar a óbito.
O parasita se aloja no intestino, vesícula biliar e fígado, levando a colangiohepatite, cirrose, fibrose, entre outras consequências, fazendo com que seu animal apresente icterícia (mucosas amareladas), vômito (muitas vezes amarelo também), diarréias, perda de peso, falta de apetite.
O tratamento e prognóstico depende do estágio em que a doença será diagnosticada, no entanto quando ela é perceptível, os órgãos já estão acometidos e o tratamento não é fácil! Por isso ao menor sinal, leve ao seu Médico Veterinário. Ao avistar a lagartixa retire-a do alcance dele, lembrando sempre de respeitar todos os seres, a culpa não é dela!
Estudos mostram que gatos sem acesso a rua compõe uma porcentagem mínima de pacientes diagnosticados com Platinossomose, mais uma vez mostrando que “telar é amor”, coloque telas em sua casa e não deixe seu gato dar voltinhas, além dessa você estará protegendo seu amigo de inúmeras doenças e acidentes!

Mv. Stephanie Jordão

CRMV-SP: 43.637

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *