O que você precisa saber antes de levar seu pet para a praia!

Pet

Não podemos pecar pela ignorância, ler esse texto pode salvar a vida do seu amiguinho!

Você sabia que existe um verme que se aloja no pulmão e coração do seu pet? Pois é! A Dirofilaria immitis é transmitida pela picada de mosquito, que vive majoritariamente em cidades litorâneas , a dirofilária acomete pincipalmente cães mas também há relatos em gatos.

Após a inoculação, os vermes permanecem no pulmão por meses, se liberando na corrente sanguínea e atingindo o coração do animal, sua forma adulta chega a medir 12 a 31 cm, suas conseqüências são principalmente edema pulmonar, hipertensão pulmonar e insuficiência cardíaca, podendo levar o animal a óbito.

Os sintomas no animal são tosse, desmaios, intolerância ao exercício, dificuldade para respirar, mucosas de coloração arroxeada, ascite (acumulo de líquido no abdômen), entre outros dependendo do estágio da doença e condições do animal, sintomas referentes a diversas outras patologias do sistema cardiorrespiratório, portanto é importante informar o seu veterinário se o seu animal esteve em uma região de risco para que o exame específico de seja realizado.

Quem ama cuida, quem cuida previne! A prevenção pode ser feita através de vermífugos específicos que protegem por período mais curto, indicados quando for realizar uma viagem com o seu amigo, no caso de viagens freqüentes ou ser residente em cidades litorâneas, existe vacina com a validade de um ano para deixar seu amigo curtindo a praia sem riscos! A indicação das medicações preventivas e do tratamento deve ser instituída pelo seu Médico Veterinário.

Stephanie Jordão
Médica veterinária
CRMV-SP: 43.637

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *