Escolas municipais de Rio Claro terão programa de educação ambiental

Meio Ambiente

Divulgação
A prefeitura de Rio Claro vai investir na educação ambiental das crianças visando formar cidadãos conscientes da importância de preservar o meio ambiente. Para isso, a Secretaria Municipal da Educação irá lançar na quarta-feira (06) o Programa Contínuo de Educação Ambiental que será desenvolvido nas escolas municipais com alunos da educação infantil, ensino fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e educação especial.
O lançamento será realizado às 08h30, no auditório do Núcleo Administrativo Municipal (NAM), que fica na Rua Dr. Eloy Chaves, 3.265, no Alto do Santana. A atividade terá a participação de profissionais da educação e alunos que atuam como agentes ambientais. “O objetivo do programa é subsidiar professores e alunos sobre os conteúdos relacionados à temática ambiental”, informa Mônica Christofoletti, secretária interina da Educação.
A criação do programa está prevista no Plano Municipal da Educação. O documento foi elaborado por profissionais da educação com a colaboração de outras secretarias e departamentos municipais. “O programa contempla as diretivas do Programa Município Verde e Azul, além de considerar as legislações municipais e a realidade das escolas”, explica Paulo Apolari, diretor de Planejamento da Secretaria da Educação, presidente da comissão responsável pela elaboração do programa.
Em breve as diretrizes programa serão disponibilizadas aos professores da rede municipal de ensino para que eles possam desenvolver suas propostas de trabalho com educação ambiental. As atividades podem envolver parcerias, pesquisas, intervenções, ações culturais, pensamentos, entre outras práticas pedagógicas. A proposta é que os conteúdos sejam trabalhados dentro de qualquer área do conhecimento. “Queremos incentivar novas formas de lidar com o conhecimento no âmbito escolar que possam contribuir para a construção de sociedades mais justas e sustentáveis”, afirma Apolari.
O Programa Contínuo de Educação Ambiental será desenvolvido pela Secretaria da Educação em parceria com as secretarias de Meio Ambiente, Cultura, Agricultura, Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) e a empresa BRK Ambiental.

Os conteúdos sobre o tema serão trabalhados com os alunos nas escolas em diversas áreas do conhecimento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *